Conheça os benefícios do Google Chromecast e saiba como transformar sua TV comum em Smart TV
O Google Chromecast é um dos dispositivos mais procurados por quem quer ter acesso às plataformas de streaming com praticidade, sem investir muito dinheiro em uma smart TV e sem precisar usar cabos para conectar o computador à TV comum.
Em sua versão mais recente, o aparelho entrega resolução de imagem que pode chegar até 4K, vem com Google TV e um controle remoto para facilitar a navegação pelos conteúdos.
Neste artigo, você confere tudo sobre o Chromecast 4, seus benefícios e comparação com o Fire TV Stick 4K da Amazon. Continue a leitura para conferir!
Streaming 4K
Sem dúvidas, um dos maiores destaques do Google Chromecast 4 é a possibilidade de reprodução em 4K, proporcionando ainda mais qualidade para aproveitar séries, vídeos, jogos e outros conteúdos.
Mas não termina por aí, para quem gostar de cores mais nítidas e vivas, o dispositivo tem suporte para Dolby Vision, HDR10 e HDR10+.
Google TV
Outro ponto positivo do Chromecast é que ele vem com o sistema Google TV – uma versão atualizada e até mesmo mais avançada do conhecido Android TV, que sempre se destacou pela variedade de apps de streaming, jogos e conteúdos.
Como vantagem extra, o software entrega um formato de navegação mais simples e intuitivo, que apresenta a tela inicial como um espaço para sugestão de conteúdos e para visualizar com mais praticidade os aplicativos mais usados.
Controle remoto com comando de voz
Inclusive, para facilitar ainda mais sua navegação, o Google Chromecast 4 conta com um controle remoto. Anteriormente, os modelos apenas espelhavam as imagens do celular para a TV. Agora, há maior autonomia para os usuários na hora de escolher os conteúdos.
Pequeno e com um design clean, ele possui apenas 8 botões para:
- acessar a tela inicial do Google TV;
- retornar à página anterior e mudar a fonte de transmissão da TV;
- colocar o conteúdo no mudo;
- acessar, especificamente, o YouTube e a Netflix;
- ativar o controle de voz por meio do Google Assistente.
Qualidade de áudio
Juntamente com a alta qualidade das imagens, o Google Chromecast também vem acompanhado de ótima tecnologia de áudio. Isso porque ele é compatível com Dolby Atmos, para garantir uma experiência mais imersiva em filmes e séries.
Instalação do Google Chromecast
Assim como as versões anteriores do modelo, o Chromecast 4 tem uma instalação simples e rápida. O primeiro passo é conectar o dispositivo à TV por meio da entrada HDMI e depois usar o cabo de alimentação para ligá-lo à tomada.
Em seguida, o Google direciona para a configuração do software e da conta, algo que é feito em poucos minutos. Aliás, o Google Chromecast conta ao wi-fi com frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, além de ser compatível com Bluetooth 4.1.
Diferenças para o Fire TV Stick
Agora que você já conhece todos os detalhes sobre o Google Chromecast 4K, deve bater a dúvida se é melhor investir nele ou em outro dispositivo que transforma a TV comum em smart, não é mesmo?
Um dos mais conhecidos no mercado hoje é o Fire TV Stick 4K, que possui uma proposta bastante parecida com a do Chromecast. Ele entrega suporte para resolução Ultra HD, comando de voz com Alexa, som Dolby Atmos, tecnologia Dolby Vision e controle remoto para facilitar a navegação por meio de diversos apps.
Porém, ele possui um design mais fino, compacto e discreto (muito parecido com o de um pen drive), o que pode ser um fator interessante para quem não gosta tanto do formato arredondado do Chromecast.
No entanto, é preciso deixar claro que ele custa um pouco mais caro que o dispositivo do Google, podendo ser encontrado com preços a partir de R$ 400,00. Já o Chromecast tem valores variados, porém normalmente mais baixos que os do seu concorrente.
Onde comprar o Google Chromecast?
Se você gostou de conhecer o Google Chromecast, vale a pena conferir os preços na Amazon e na Shopee: