Conheça o Fire TV Stick, seus principais recursos e as diferenças para o Chromecast
Junto ao Kindle e aos smart speakers Echo com Alexa, o Fire TV Stick é mais um produto da Amazon que promete simplificar o dia a dia de seus usuários.
Sua proposta é muito simples: transformar uma TV com entrada HDMI em uma Smart TV, para que você possa acessar a diversos aplicativos de entretenimento, como Netflix, Prime Video e Spotify.
Ao contrário do Chromecast, desenvolvido pelo Google, ele age de forma independente e possui até um controle remoto para facilitar os comandos enquanto você assiste, escuta ou joga.
Abaixo, nós explicamos exatamente como funciona o Fire TV Stick, apresentamos seus principais benefícios e algumas limitações em relação aos aplicativos.
Como funciona o Fire TV Stick?
O Fire TV Stick se destaca tanto por ser muito prático de configurar quanto de utilizar no dia a dia.
Sua instalação é feita em apenas três etapas: basta conectar o dispositivo a uma TV com entrada HDMI, ligá-lo na tomada e, por fim, conectar a TV à internet.
De forma muito rápida, você já consegue acessar os conteúdos que quiser. Além disso, o aparelho também vem acompanhado de um pequeno controle remoto, que dá independência para escolher filmes, séries, músicas e jogos pela sua televisão.
O Fire TV Stick também promete um streaming mais fluido e ágil, proporcionado por seu processador MediaTek Quad-core ARM 1.3 GHz e seu armazenamento interno de 8 GB.
Segundo o site da Amazon, seu sistema de Bluetooth (4.1) facilita mudanças na transmissão via sistemas de áudio ou pelos fones de ouvido. Ou seja, ele é realmente uma promessa de praticidade para quem não tem uma smart TV em casa.
Acesso a diversos aplicativos de entretenimento
Na tela da sua TV, você consegue se conectar aos seu aplicativos, a uma aba de categorias (com recomendações de conteúdo) e a uma aba de configurações.
Com isso, é possível ter acesso a mais de 4 mil apps de entretenimento, como Netflix, YouTube e Prime Video, e jogos populares, como Hungry Shark Evolution, Pac Man 256 e Crossy Road.
Mas os benefícios não param por aí. Você também pode se aproveitar o melhor da música com Spotify, TuneIn ou Vevo, e ficar por dentro de todas as novidades dos esportes ou notícias do Brasil e do mundo.
Vai viajar e não quer perder nada? Leve o Fire TV Stick com você e conecte-o a outras televisões em locais com acesso a wi-fi!
Diferenças em relação ao Chromecast
Como dissemos anteriormente, o Fire TV Stick é um dos concorrentes diretos do Chromecast, mas apresenta uma grande vantagem em relação a ele: a independência proporcionada pelo controle remoto.
Enquanto o gadget do Google depende do smartphone para controlar os aplicativos, o dispositivo da Amazon permite o acesso de qualquer pessoa sem a necessidade de uma “ponte”.
Essa característica é, sem dúvidas, uma grande facilitadora, mas por outro lado, ainda há algumas limitações que devem ser consideradas antes da decisão final.
Por se tratar da versão mais básica vendida nos Estados Unidos (conhecida por lá como Fire TV Stick Basic Edition) e a única vendida no Brasil, ainda não temos acesso a alguns recursos mais avançados, como:
- a exibição de vídeos em 4K, disponível no Chromecast Ultra 4K, por exemplo;
- e o suporte para a assistente virtual Alexa, disponível no Fire TV 4K.
Além disso, alguns aplicativos populares no mercado brasileiro acabaram ficando de fora, como o HBO Go, Globoplay e Telecine Play.
Ou seja, é preciso pesar quais são as prioridades e os conteúdos que você gosta de consumir antes de realizar qualquer escolha.
Preço e onde comprar
Em relação ao preço, o Fire TV Stick tem um valor bastante competitivo em relação ao Chromecast e mais acessível que o Apple TV (que também é um concorrente direto), ficando na faixa dos R$ 290,00.
Tem interesse de conhecer de perto o produto? Então confira o link que separamos para você da página do dispositivo no site da Amazon: