Em dúvida sobre o Fire TV Stick ou Roku Express? Veja, neste artigo, as características e diferenças entre as duas opções de conversor de smart TV!
Para quem busca por um bom aparelho que converte a TV comum em smart TV, vale a pena conhecer os modelos Fire TV Stick e Roku Express.
Ambos facilitam a vida dos usuários, oferecem acesso rápido a diversos apps de streaming e se destacam pela independência, uma vez que não necessitam de vinculação a smartphones para auxiliar na transmissão do conteúdo.
Mas se ainda não sabe qual escolher para a sua rotina, não se preocupe. Abaixo, nós contamos sobre as características e principais diferenças entre os dispositivos Fire Stick e Roku. Confira!
Fire TV Stick
Para começar, vamos falar sobre o Amazon Fire TV Stick, um conversor simples de instalar e que possibilita o acesso a conteúdos de vários aplicativos de entretenimento, como a Netflix, o Prime Video, YouTube, Disney+ e diversos jogos.
Sua conexão é feita à TV por meio da entrada HDMI e o dispositivo vem acompanhado de controle remoto com Alexa integrada. Basta apertar o botão para ter acesso a seus filmes ou séries favoritos, ou conectar o conversor a um aparelho Amazon Echo.
Já quando falamos sobre qualidade de imagem e som, o modelo entrega suporte a duas opções – com resolução FHD ou 4K –, Dolby Atmos e Dolby Digital. Tudo isso para que você aproveite mais de 100.000 conteúdos em diferentes aplicativos.
Porém, no lado negativo, alguns apps ainda se encontram indisponíveis nesta versão, é o caso do HBO Max – um queridinho de muitas pessoas.
• Qualidade de imagem: Full HD ou 4K (na versão específica para esta resolução);
• Recursos de áudio: Dolby Atmos e Dolby Digital;
• Processador: Quad-core 1.7 GHz;
• Entradas: micro USB para recarregar e HDMI;
• Compatibilidade: Alexa;
• Conexão: Bluetooth 5.0 e wifi 802.11a/b/g/n/ac;
• Dimensões e peso: 8.6 x 3 x 1.3 cm, 32g.
Roku TV Express
Compacto e fácil de instalar, o Roku Express é um dispositivo que oferece acesso a diversos canais gratuitos e apps de streaming, como Netflix, Prime Video, Disney+, HBO Max, Globoplay e muito mais.
Prometendo uma conexão rápida, ele é composto pelo dispositivo de streaming (uma caixinha que cabe na palma da mão), controle remoto, cabo HDMI de alta velocidade e cabo de alimentação. Sendo assim, basta plugar o Roku Express à entrada HDMI da televisão, conectar à internete iniciar a transmissão dos seus conteúdos favoritos.
Assim como o Fire TV Stick, ele tem versões em HD, Full HD ou 4K e integra a apps smart home. No entanto, ele tem mais apps que seu concorrente e pode ser encontrado com preços mais acessíveis.
• Qualidade de imagem: HD, Full HD ou 4K;
• Recursos de áudio: estéreo digital via HDMI®, DTS Digital Surround™, Dolby Audio e Dolby Atmos;
• Entradas: micro USB para alimentação e HDMI 1.4b;
• Compatibilidade: Apple AirPlay, Apple Home, Alexa e Google Home;
• Dimensões e peso: 3.81 x 1.9 x 7.6 cm, 31g;
• Controle remoto: inclui um receptor infravermelho (compatível com controles remotos universais).
Roku ou Fire Stick: qual escolher?
Tanto o Roku Express quanto o Fire TV Stick possuem propostas muito parecidas: desde o design compacto e a usabilidade até a boa relação custo-benefício.
No entanto, o dispositivo da Roku traz alguns diferenciais importantes. O primeiro está nos preços, que costumam ser ainda mais baixos que os de seu concorrente (inclusive na versão compatível com 4K).
O segundo está na variedade de conteúdos, pois além de permitir o acesso a centenas de canais gratuitos, ele tem parceria com apps que ainda não estão disponíveis no Fire TV Stick, como é o caso do queridinho HBO Max.
Dessa forma, na batalha Roku x Fire Stick, você deve avaliar suas necessidades e preferências antes de tomar a melhor decisão para a sua rotina de entretenimento.
Onde comprar os conversores de smart TV?
Gostou de conferir a comparação entre Fire TV Stick e Roku Express? Então vale a pena ver as principais ofertas dos dispositivos: