Confira, neste artigo, a comparação completa entre os dispositivos e qual é a melhor escolha entre o Chromecast 4K ou Fire TV Stick 4K!
Chromecast 4K
Fire TV Stick 4K
Chromecast 4K ou Fire TV Stick 4K: veja a comparação
Para quem busca um bom dispositivo para transformar a TV comum em smart TV, é normal bater a dúvida entre os modelos Google Chromecast 4K ou Fire TV Stick 4K.
Ambos são ótimos aparelhos e têm destaque no suporte à resolução Ultra HD, controle remoto com comando de voz, fácil instalação e bom custo-benefício.
Mas entre Chromecast e Fire TV Stick, qual é a melhor opção para a sua rotina? Abaixo você confere a comparação completa a partir dos seguintes tópicos:
- Qualidade de imagem e áudio
- Design e instalação
- Sistemas operacionais
- Controle remoto
- Chromecast 4K ou Fire TV Stick 4K: qual comprar?
Qualidade de imagem e áudio
Começando por imagem e áudio, que são pontos principais na hora de escolher o dispositivo ideal para a sua televisão, tanto o Chromecast quanto o Fire TV Stick 4K oferecem suporte à resolução 4K – caso seu aparelho seja compatível.
Ambos entregam também suporte a tecnologias como HDR, HDR10, HDR10+ e Dolby Vision, o que proporciona maior nitidez e cores mais vivas aos conteúdos que você assiste.
Mas não termina aí, o áudio é compatível com Dolby Atmos, o que promete proporcionar um som muito mais imersivo. Sendo assim, nesses primeiros quesitos, os dois modelos são muito parecidos, com foco em entregar a maior qualidade possível aos usuários.
Design e instalação
Se na qualidade de imagem e áudio os dispositivos são muito próximos, no design eles se diferenciam bastante.
Enquanto o Google Chromecast 4 segue o formato mais arredondado e um pouco maior, que é característico dos modelos de sua linha, o Fire TV Stick 4K tem um modelo que lembra um pen drive, mais simples e discreto que o do seu concorrente.
Além disso, os dois vêm com controles remotos para facilitar a navegação. O do Chromecast possui um formato pequeno, arredondado e mais simples, com poucos botões.
Já o aparelho da Amazon tem mais opções no controle remoto, inclusive com botões específicos para quatro apps: Prime Video, Netflix, Disney+ e Amazon Music.
No quesito instalação, ambos são bem práticos. Basta conectar o dispositivo na entrada HDMI da TV e à fonte de alimentação da bateria. Em seguida, o aparelho poderá ser conectado ao wi-fi (em redes de 2,4 GHz e 5 GHz) e configurado rapidamente.
Um ponto que se destaca no Fire TV Stick 4K é que sua conexão é Bluetooth 5.0, bem mais avançada que a do Chormecast, que é Bluetooth 4.1.
Sistemas operacionais do Chromecast 4K e Fire TV Stick 4K
Quando o assunto é sistemas operacionais, os dois modelos não deixam a desejar. O dispositivo da Amazon trabalha com o software FireOs, enquanto o Chromecast possui o Google TV.
Ambos entregam navegação bastante intuitiva e que destaca, na página inicial, os tipos de conteúdos favoritos do usuário. Desse modo, cada pessoa terá acesso a uma seção personalizada de acordo com seus gostos.
Porém, o Google TV acaba saindo na frente quando o assunto é variedade de apps, uma vez que ele é derivado do Android TV e, com isso, dá acesso a diversos aplicativos da Play Store.
O FireOs, por outro lado, é mais focado nos principais apps do mercado, como Prime Video, Netflix, Disney+, Apple TV+, Star+, Spotify e Globoplay (que chegou recentemente ao seu catálogo). A HBO Max, no entanto, segue sem previsão para entrar nesse grupo.
Controle remoto
Como dissemos anteriormente, o Chromecast 4K e Fire TV Stick 4K vêm com controle remoto. Algo que, inclusive, não faz parte das versões anteriores do dispositivo do Google e chegou apenas na 4ª geração.
Esse acessório ajuda a ter uma navegação mais prática pelos apps e também a controlar a reprodução na TV. Além disso, os dois possuem opção de comando por voz, com Google Assistent no Chromecast e Alexa no Fire TV.
Aliás, se tiver um dispositivo Echo, você pode fazer a integração com o dongle da Amazon. Com isso, é possível enviar comandos de voz com as mãos livres.
Chromecast 4K
Fire TV Stick 4K
Chromecast 4K ou Fire TV Stick 4K: qual comprar?
E aí, ainda está na dúvida sobre qual dos dois aparelhos escolher? A verdade é que tanto um quanto o outro entregam qualidade, facilidade de uso e muito mais praticidade para quem ainda não deseja investir em uma smart TV, mas quer aproveitar os conteúdos de streaming com mais conforto.
O Fire TV Stick 4K, sem dúvidas, sai na frente quando falamos de design mais simples, controle remoto mais completo (mas sem deixar de ser intuitivo) e integração com outros dispositivos smart home.
Mas, ao mesmo tempo, o Google Chromecast 4 não fica para trás, principalmente em navegação e variedade de apps de entretenimento – algo que pode fazer toda a diferença para os usuários, não é mesmo?
Além disso, o Chromecast costuma ter preços mais acessíveis que o Fire TV Stick.
Onde comprar os dispositivos que transformam TV em Smart?
Clique e confira a seguir as melhores ofertas dos modelos: