Em busca da cafeteira perfeita para seu dia a dia? Confira as melhores cafeteiras de 2024 de acordo com as suas necessidades!
As cafeteiras, sem dúvidas, trazem muito mais praticidade para a rotina de quem ama um café fresquinho, mas tem um tempo mais restrito ou gosta de experimentar outros métodos de preparar a bebida mais querida do mundo.
Dentre as melhores cafeteiras, temos então os modelos elétricos, os de café espresso, a prensa francesa e até a cafeteira italiana – sendo que esses três últimos modelos são muito buscados por quem gosta de testar diferentes processos e sabores.
Por isso, preparamos este guia com as melhores cafeteiras em 2024, para você escolher a máquina ideal para o seu dia a dia e ver as melhores ofertas disponíveis hoje no mercado. Vamos lá?
Melhores cafeteiras elétricas de filtro
As cafeteiras elétricas de filtro são, certamente, um dos modelos mais práticos e interessantes para quem tem um cotidiano mais corrido. Isso porque elas vêm com uma função que já aquece a água e não há necessidade de usar filtro.
Ou seja, enquanto ela passa o seu café, você pode realizar outras tarefas e voltar para pegar a bebida somente quando ela estiver pronta.
Inclusive, algumas máquinas mais modernas vêm com painel programável, permitindo que você defina a que horas quer que ela passe o café. Juntamente a isso, é possível encontrar outras funções, como a de manter a bebida aquecida e o desligamento automático.
Melhores cafeteiras italianas
Normalmente feita em alumínio ou inox, a cafeteira italiana (também chamada de moka) foi criada em 1933, pelo engenheiro Alfonso Bialetti, para levar para casa a possibilidade de uma preparação que se aproximava dos cafés espressos, populares nas cafeterias da época.
Ela é dividida em três partes: a de baixo, que recebe a água, o funil superior, onde é adicionado o pó de café, e o recipiente superior, onde fica o café pronto. Um pouco diferente do que é visto em outros métodos de preparação da bebida, não é mesmo?
Após adicionar a água e o pó, é só tampar a cafeteira e levar ao fogo baixo. Quando a água ferve, ela sobe pelo funil, atinge o café e faz com que ele saia pronto no recipiente superior.
Melhores prensas francesas
Já a prensa francesa é um outro método de preparação de café, que não necessita de filtro de papel ou de pano. No entanto, seu processo também é manual e faz com que o sabor da bebida se destaque ainda mais.
Inventada e patenteada no século XIX, ela é composta por um recipiente cilíndrico e um filtro conectado a uma haste longa.
Ao iniciar o processo, esse filtro é retirado da cafeteira, o pó é adicionado e, em seguida, é acrescentada a água quente. Após misturar os dois, deve-se tampar a infusão e deixá-la descansar por aproximadamente 3 minutos.
Depois, é só colocar o filtro novamente na cafeteira e empurrar lentamente a haste para baixo (ou seja, prensar o pó), para que o café seja filtrado. Sendo assim, o pó fica no fundo e a bebida está pronta para ser apreciada.
Melhores máquinas de café espresso
Dentre as melhores cafeteiras para 2024, não poderíamos deixar de falar da máquina de café espresso. Práticas e cheias de possibilidades, elas são as queridinhas das cafeterias e agora podem estar facilmente dentro de casa.
Quanto mais modernas, maiores são as funcionalidades encontradas, como:
• a preparação dos mais diferentes tipos de bebidas quentes (cafés filtrados, espressos e cappuccinos, por exemplo);
• possibilidade de desligar automaticamente após um tempo de inatividade, o que garante maior segurança;
• uso de cápsulas para preparação das bebidas;
• ajuste de temperatura da água;
• e até recurso para moer o café diretamente na máquina antes de preparar.
Sendo assim, basta adicionar a água e o café (ou cápsula) na máquina e apertar um botão para ter a bebida pronta em pouco tempo. Muito prático, não é?
É válido lembrar que cada cafeteira atende a uma necessidade diferente, então é importante experimentar os métodos e descobrir a que mais se adequa à sua rotina.
Gostou de conhecer as melhores cafeteiras de 2024?
Clique e confira todas as ofertas dos modelos
Leia também: Utensílios de cozinha: quais são os essenciais para a rotina?